Nos primeiros 18 meses de uma criança, encontramos as maiores dificuldades dos pais ou cuidadores. Nesse período do desenvolvimento, os maiores desencontros estão nas informações não trocadas ou trocadas de maneira insegura entre os responsáveis pela demanda: pais, avós, babás e o bebê.
Ainda encontraremos bebês que são levados ao berçário muito cedo, de acordo com as necessidades familiares. Muitas vezes essa necessidade leva os pais a muita insegurança, medos de várias formas.
Como adequar a alimentação desde o aleitamento e introdução de alimentos, quais alimentos, quando desmamar, fraldas, desfraldar, falar, estimular a maturidade motora, tantas e tantas dúvidas, quase na mesma proporção da culpa de não poder estar, na maioria das vezes, em tempo integral.
Em contrapartida, as crianças percebem as inseguranças e se tornam a princípio inseguras, carentes. São reforçados os mimos e vão perdendo os limites porque encontram pais mais acessíveis, culpados, permissíveis, alimentando o mimo, as facilidades no realizar, e que aprendem que chorando e fazendo manhas, surte resultado de algum lado dos responsáveis, lá acima citados: pais, avós, tios, padrinhos e auxiliares domésticos.
E quando estão presentes? Em algum momento nas inseguranças acima, a permissividade fica registrada no cérebro compensado e a sensação de felicidade imediata se instala.
Quais sintomas podem indicar que algo não está bem em torno dos 18/24 meses?
Transtorno do sono e alimentares, apatias, depressão, irritabilidade, falta de atenção, agitação desordenada, dificuldades de interação. Enurese, encoprese, controle do xixi nos tempos esperados e nos tempos excedidos.
Até os 30 meses, aproximadamente, a criança já estará pronta para o início de sua maturidade motora e a interação com as primeiras informações das cores, formas, exercícios de coordenação.
É muito importante que os pais escolham uma boa escola, interajam, conheçam as dinâmicas e planejamento escolar, assim como as crianças que terão convivência com seu filho.
Lembrem-se, as escolas informam educação através de conteúdos, mas a educação e formação de caráter vem dos pais e figuras importantes no convívio familiar.
Família é a melhor e mais importante instituição para o crescimento humano.
Caminhamos para os 6 anos.
Ate breve, saúde paz amor e prosperidade – estamos abertos a perguntas.
Antonietta Domine - Psicologa
Atendimento individual, Grupo e Familiar - DQ
Consultoria Empresarial em RH e Treinamentos & Conflitos
Espírita há mais de 40 anos e tarefeira do CEOS - Centro Espírita Obreiros do Senhor de S. B. do Campo - SP.
Avenida Kennedy, 3500 – sala 403 Bairro Santa Paula – São Caetano do Sul – SP CEP 09572-200 Celular 11 98866.4076 – email: antoniettadomine@terra.com.br
