...

...

No ar: ...

...

Bem Vindo!


Mensagem do dia
O passe é transfusão de energias físio-psíquicas, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu benefício. Emmanuel.
Fraternal Web TV

O campo de sangue

Publicada em: 30/07/2025 19:10 - Artigos

Akeldama vem do aramaico e significa Campo de Sangue. De acordo com a tradição, Judas Iscariotes ter-se-ia enforcado, em Akeldama, no Vale do Hinnom/Geena/Inferno (Jesus usa a palavra geena 11 vezes para se referir ao Inferno), um dos dois principais vales ao redor de Jerusalém. Onde se situa o Mosteiro Greco-Ortodoxo de Santo Onofre. O mosteiro ocupa uma plataforma estreita ao Sul do Vale, de frente para o Monte Sião e as muralhas da Cidade Velha.

O Evangelho de São Mateus diz que Judas se arrependeu depois de trair Jesus com um beijo (Mt 26,49), no Getsémani, e devolveu as 30 moedas de prata aos sumos-sacerdotes e anciãos que compraram com elas o “Campo de Oleiro”, para servir de cemitério aos estrangeiros, por isso é chamado, até hoje, “Campo de Sangue” (Mt 27, 5-10).

O atual, Mosteiro dedicado a Santo Onofre (
séc. IV), que pode ser visto do terraço de São Pedro in Galli Cantu, foi construído, em 1874, sobre as ruínas de uma igreja anterior. Onofre iniciou a sua vida monástica no Egipto, distinguiu-se pela sua ascese, pela sua longa vida e pela barba luxuriante que era a sua única peça de roupa além de um cinto de folhas. 
Na encosta, onde se situa o mosteiro, abundam cavernas que, no período bizantino, foram ocupadas por monges e eremitas. Algumas dessas cavernas guardam ossadas de peregrinos ​​que vieram a Jerusalém, mas não sobreviveram à viagem de regresso.

A capela do mosteiro situa-se numa antiga caverna de sepulturas, com buracos nas paredes onde os corpos foram colocados. Uma tradição do século VI, diz que oito dos apóstolos se escondeu neste local, depois de Jesus ter sido preso no Getsémani.

Perto do Mosteiro de Santo Onofre estão os restos de uma capela mortuária subterrânea construída pelos cruzados no século XII, para enterrar os mais de 50 pacientes que morriam diariamente, no hospital dos Cavaleiros de São João, perto da Basílica do Santo Sepulcro. Acredita-se que um dos túmulos encontrados perto do mosteiro é o de Anás, chefe da família sacerdotal que incluía Caifás que presidiu o julgamento de Jesus.

No mesmo lado do Vale de Hinnom, arqueólogos, escavando um túmulo, em 1979, encontraram dois pequenos rolos de prata do séc VI aC, inscritos com porções da bênção sacerdotal do Livro dos Números: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te conceda a paz" (Nm 6, 24-26).
Estas inscrições são as primeiras citações conhecidas de textos encontrados na Bíblia hebraica.
 
O Mosteiro é administrado pelo Patriarca Greco-Ortodoxo de Jerusalém e é habitado por uma pequena comunidade de freiras Greco-Ortodoxas que me abriram a porta no dia 17 de julho de 2014, para visitar mais uma página viva da Sagrada Escritura.
 
Jerusaém, 17 de Julho de 2014
 
Pe. Jacinto Bento
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...